quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Conceito EcoFriendly

Meninas, 

Já ouviram falar em conceito ecofriendly

Novidade no mundo da moda, o conceito ecofriendly já tem feito adeptos há anos na arquitetura, home decor, construção civil, cosméticos...e por aí vai.  

Ecofriendly, ou amigavelmente ecológico, é exatamente o que o próprio nome diz. Alternativas no consumo e fabricação de materiais e produtos que venham a colaborar de forma efetiva com a sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente, das matérias primas. 

Se a contribuição para o planeta começa em casa, com nossas escolhas, a boa notícia é que estão aumentando as chances de escolher certo. Cresce a cada dia a oferta de produtos mais amigáveis ao meio ambiente. E o melhor da história: o design é tão responsável quanto bonito. 

Entre esses produtos, tecidos feitos com materiais obtidos de fontes altamente renováveis, como uma manta que é confeccionada com fibra de milho, e 10% de lã, o que confere à peça conforto. Fibras de milho não se esgotam e não poluem o meio ambiente. 



Essa aí é a manta fabricada com fibra de milho. Ela é vendida pelo O Mundo do Enxoval, e custa entre R$ 295,00 - solteiro - e R$ 390,00 - king size. A durabilidade desse tipo de produto é tão alta quanto a dos fabricados por tecidos "normais".


Outro exemplo bacana vem da nova marca americana GeoGirl, que só está à venda, por enquanto, em farmácias nos EUA. Desenvolvida para a Pacific World Corporation os produtos trazem o compromisso e responsabilidade ambiental.

Tanto os produtos quanto as embalagens trazem o conceito eco-friendly. Além de utilizar materiais como plástico facilmente recicláveis, o pacote exterior é projetado para ter uma segunda vida. Cada embalagem se torna um livreto fácil de guardar e colecionáveis com dicas de beleza e ambientais. Achei uma ideia muito bacana, e as embalagens são tudo de fofas. 


A linha tem 61 produtos, entre batons, bases, máscaras para olhos e protetor solar. 



Até a Levi's entrou na onda, e tem mudado a forma como algumas de suas calças são produzidas. O processo serve para reduzir a quantidade de água utilizada na lavagem das peças - por isso chama-se Waterless - e utiliza produtos que não poluem o meio ambiente. O método foi criado para preservar o meio ambiente, mas não deixou de preservar também a característica vintage da marca. Resina, ozônio, pasta e pedra pome são um dos itens que fazem parte da produção, resultando em uma economia de até 90% de água. 

A primeira peça ainda não sofreu a lavagem, e as demais passaram pelo processo Waterlees.

Até os uniformes da Seleção Brasileira, produzidos pela Nike, tiveram um "toque" eco. 
Nos tecidos, fabricados com material renovável, até os textos, lançados em lugares estratégicos, mandam mensagens com cunho ecológico. 


Muito mais do que uniforme, figurinos sustentáveis com estilo. 

É muito bom ver que nós podemos sim ajudar na preservação do meio ambiente, de forma mais direta do simplesmente separar os lixos recicláveis. 

Essa blogueira aqui que vos fala se apaixonou pela moda, e tem se apaixonado mais e mais por essa inovação que pode sim mudar a história da preservação ambiental no mundo! 

Portanto, meninas, o que vocês puderem fazer para ser o máximo ecofriendly possível, façam! O retorno é garantindo. 

Encerro esse post com uma frase muito bacana Paulo Roberto Al-Assal, líder em projetos ambientais para grandes marcas como Tetra Pak, Pão de Açúcar, Unilever e Kraft Foods. 

"E o que caracteriza um consumidor eco-friendly? Antes de tudo, a disposição para incorporar o conceito do consumo responsável no cotidiano e o comprometimento em estar atento para identificar produtos, serviços e comportamentos de consumo que são de fato eco-friendly. Fugir das "armadilhas pseudo-verdes" é uma tarefa diária!" 

Vida EcoFriendly daqui pra frente ? :) 

Beijos, 

Thatianna Ferreira




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